Ajuda do Collabora Office 24.04
NoCollabora Office Writer, pode armazenar texto que contenha também imagens, tabelas e campos como texto automático, para inserir o texto mais tarde. Se quiser, também é possível armazenar texto formatado.
Selecione o texto, texto com imagens, tabelas ou campos que pretenda guardar como uma entrada de texto automático. Uma imagem só pode ser armazenada se estiver ancorada como carácter e for precedido e seguido de, pelo menos, um carácter de texto.
Escolha
.Selecione a categoria onde pretende armazenar o texto automático.
Introduza um nome com mais de quatro caracteres. Desta forma, poderá utilizar a opção Mostrar resto do nome como sugestão ao escrever no texto automático. Se pretender, pode modificar o atalho proposto.
Clique no botão Texto Automático e, em seguida, escolha Novo.
Clique no botão Fechar.
Clique no local do documento em que pretende introduzir a entrada de texto automático.
Escolha Ferramentas - Texto automático.
Selecione o texto automático que pretende inserir e, em seguida, clique em
.Também pode digitar o atalho de uma entrada de texto automático e premir F3, ou clicar na seta junto ao ícone
da barra e escolher uma entrada de texto automático.Para introduzir rapidamente uma fórmula matemática do Collabora Office, introduza fn e, em seguida, prima F3. Se inserir mais do que uma fórmula, as fórmulas são numeradas sequencialmente. Para inserir texto de exemplo, introduza dt e prima F3.
Escolha Ferramentas - Macros - Organizar macros - Collabora Office Basic.
In the Macro from tree control, select Application Macros - Gimmicks - AutoText.
Selecione "Principal" na lista Macros existentes em: Texto automático e clique em Executar. A lista das entradas de texto automático será gerada num documento de texto distinto.
Escolha Ficheiro - Imprimir.
Pode guardar entradas de texto automático em diferentes diretórios de rede.
Por exemplo, pode guardar entradas de texto automático "só de leitura" para a sua empresa num servidor central e entradas de texto automático definidas pelo utilizador num diretório local.
Os caminhos para os diretórios de texto automático podem ser editados na configuração.
Aqui são listados dois diretórios. A primeira entrada está na instalação do servidor e a segunda no diretório do utilizador. Se houver duas entradas de texto automático com o mesmo nome em ambos os diretórios, é utilizada a entrada do diretório do utilizador.