Ajuda do Collabora Office 24.04
Quando inclui hiperligações, tem de ter em conta dois fatores: se pretende que sejam definidas como relativas ou absolutas ao guardar e se o ficheiro está ou não presente.
Choose Load/Save - General and specify in the Save URLs relative to field if Collabora Office creates relative or absolute hyperlinks. Relative linking is only possible when the document you are working on and the link destination are on the same drive.
-Deve criar a mesma estrutura de diretório no seu disco rígido como a que existe no espaço web alojado pelo fornecedor de Internet. Invoque o diretório raiz da página inicial no seu disco rígido como, por exemplo, "homepage". Assim, o ficheiro inicial será "index.html", sendo o caminho completo "C:\homepage\index.html" (assumindo que é o sistema operativo Windows). O URL no servidor do seu fornecedor de Internet pode ser o seguinte: "http://www.meuservidor.com/minhapagina/index.html". Com um endereço relativo, o utilizador indica a hiperligação da localização do documento de saída. Por exemplo, se colocou todos as imagens da sua página inicial na subpasta denominada "C:\homepage\imagens", terá de fornecer o caminho "imagens\foto.gif" para aceder ao ficheiro "foto.gif". Este é o caminho relativo, iniciando a partir da localização do ficheiro "index.html". No servidor do fornecedor, iria colocar a imagem na pasta "minhapagina/imagens". Ao transferir o documento "index.html" para o servidor do fornecedor através da caixa de diálogo Ficheiro - Guardar como, se tiver assinalado a opção Copiar imagens locais para a Internet em - Carregar/Guardar - Compatibilidade HTML, o Collabora Office irá copiar automaticamente a imagem para o diretório correto no servidor.
Um caminho absoluto, tal como "C:\homepage\imagens\foto.gif" já não funcionaria no servidor do fornecedor de internet. Nem o servidor nem o computador do utilizador que efetua a consulta, necessita de possuir uma unidade de disco rígido C: Os sistemas operativos como o Unix ou macOS não reconhecem letras de unidades e mesmo se a pasta homepage\imagens existisse, a sua imagem não estaria disponível. Deve utilizar endereços relativos para ligações de ficheiros.
Uma hiperligação a uma página da Web, por exemplo, "www.exemplo.pt" ou "www.servidor.pt/minhapagina/index.html" é uma ligação absoluta.
O Collabora Office também reage de maneira diferente dependendo se o ficheiro referido na ligação existe e onde está localizado. Collabora Office verifica cada uma das ligações novas e estabelece um destino e protocolo automaticamente. O resultado pode ser observado no código HTML gerado depois de guardar o documento origem.
Aplicam-se as seguintes regras: uma referência relativa ("imagens/foto.gif") só é possível quando os dois ficheiros estiverem na mesma unidade. Se os ficheiros estiverem em unidades diferentes do sistema local de ficheiros, a referência absoluta segue o protocolo "file:" ("file:///dados1/xyz/foto.gif"). Se os ficheiros estiverem em servidores diferentes ou se o destino da ligação não estiver disponível, a referência absoluta utiliza o protocolo "http:" ("http://dados2/abc/foto.gif").
Certifique-se de que organiza todos os ficheiros da página inicial na mesma unidade que o ficheiro de início da página inicial. Deste modo, o Collabora Office pode estabelecer o protocolo e destino para que a referência no servidor esteja sempre correta.
Ao colocar o rato numa hiperligação, uma dica apresenta a referência absoluta, uma vez que o Collabora Office utiliza nomes de caminho absolutos. O caminho e endereço completos só podem ser vistos quando visualizar o resultado da exportação HTML, ao carregar o ficheiro HTML como "Texto" ou abrindo-o com um editor de texto.