Ajuda do Collabora Office 24.04
Se quiser trocar dados com uma base de dados que não possua uma ligação ODBC e não permita a importação e exportação dBase, pode utilizar um formato de texto comum.
Para trocar dados num formato de texto, utilize o filtro importar/exportar do Collabora Office Calc.
Exporte os dados pretendidos da base de dados num formato de texto. É recomendado o formato de texto CSV. Este formato faz a separação dos campos de dados utilizando delimitadores como, por exemplo, vírgulas ou ponto e vírgula, e separa registos inserindo quebras de linha.
Escolha Ficheiro - Abrir e clique no ficheiro a importar.
Selecione "Texto CSV" na caixa de combinação Tipo de ficheiro. Clique em Abrir.
É apresentada a caixa de diálogo Importar texto. Decida os dados a incluir a partir do documento de texto.
Assim que os dados estiverem numa folha de cálculo do Collabora Office Calc, pode editá-los conforme necessário. Guarde os dados como uma origem de dados do Collabora Office :
Guarde a atual folha de cálculo Collabora Office do Calc no formato dBase na pasta de uma base de dados dBase. Para tal, escolha Ficheiro - Guardar como e, em seguida, selecione o Tipo de ficheiro "dBASE" e a pasta da base de dados dBase.
É possível exportar a atual folha de cálculo do Collabora Office num formato de texto que possa ser lido por muitas outras aplicações.
Escolha Ficheiro - Guardar como.
Em Tipo de ficheiro, selecione o filtro "Texto CSV". Introduza um nome de ficheiro e clique em Guardar.
Este procedimento abre a caixa de diálogo Exportação de ficheiros de texto, na qual pode selecionar o conjunto de caracteres, o delimitador de campo e o delimitador de texto. Clique em Aceitar. Um aviso informa que apenas a folha ativa foi guardada.