Inserir colunas de base de dados
Insere todos os campos do registo marcado no documento atual, na posição do cursor. O ícone só é visível se o documento atual for um documento de texto ou uma folha de cálculo.
No navegador de origens de dados, selecione o registo que pretende inserir no documento e, em seguida, clique no ícone Dados em texto. O registo é inserido no documento na posição do cursor e o conteúdo de cada campo individual do registo é copiado para uma coluna de tabela. Pode também selecionar vários registos e transferir os mesmos para o documento, clicando no ícone Dados em texto. Cada registo individual é, deste modo, introduzido numa nova linha.
No navegador de origens de dados, selecione os registos que pretende inserir no documento e, em seguida, clique no ícone Dados em texto, ou arraste e largue dados do navegador de origens de dados para o documento. Com este procedimento, é apresentada a caixa de diálogo Inserir colunas de base de dados. Selecione se os dados devem ser inseridos como uma tabela, como campos ou como texto.
As preferências que definir na caixa de diálogo Inserir colunas de base de dados são guardadas e estarão ativas da próxima vez que a caixa de diálogo for invocada. Este processo de gravação é independente da base de dados e pode registar as preferências relativas a um máximo de 5 bases de dados.
Se os dados forem inseridos no documento como uma tabela, as propriedades da tabela não são guardadas em conjunto com os dados do documento. Se selecionar a função Formato automático para formatar a tabela, o Collabora Office registará o nome do modelo de formato. Assim, caso volte a inserir dados como uma tabela, este modelo será automaticamente utilizado, exceto se as preferências tiverem sido alteradas.