Ajuda do Collabora Office 24.04
Na primeira página do Assistente de gráficos ou no menu de contexto de um gráfico, pode escolher o tipo de gráfico.
A pré-visualização do gráfico responde às novas definições introduzidas na caixa de diálogo.
Ao sair da caixa de diálogo com Aceitar, as definições são aplicadas de forma permanente.
Ao sair da caixa de diálogo com Cancelar ou Escape, o gráfico volta ao estado de quando abriu a caixa de diálogo.
Para um gráfico 3D, pode escolher
para definir a perspetiva, o aspeto e a iluminação.Introduza os valores para rotação do gráfico sobre os três eixos e para obter uma vista panorâmica.
Defina todos os ângulos como 0 para obter uma vista frontal do gráfico. Os gráficos circulares e anelares são mostrados como círculos.
Com a opção Eixos com ângulos retos ativa, só pode rodar o conteúdo do gráfico na direção de X e Y, ou seja, paralelamente ao contorno do gráfico.
Um valor x de 90, com y e z definido para 0, fornece uma vista de cima para baixo do gráfico. Com x definido para -90, é visualizada a parte inferior do gráfico.
As rotações são aplicadas pela seguinte ordem: primeiro x, em seguida y e por último z.
Quando o sombreado está ativo e um gráfico é rodado, as luzes rodam como se estivessem fixas no gráfico.
Os eixos de rotação referem-se sempre à página e não aos eixos do gráfico. Este facto é diferente de outros programas de gráficos.
Escolha a caixa de verificação Perspetiva para ver o gráfico numa perspetiva central, como se estivesse a ser visto através da lente de uma câmara, em vez de utilizar uma projeção paralela.
Defina o comprimento do foco com o botão rotativo. 100% proporciona uma vista panorâmica através da qual uma extremidade distante no gráfico parece ter aproximadamente metade do tamanho de uma extremidade a pouca distância.
As versões anteriores do Collabora Office não mostram a percentagem de perspetiva do mesmo modo que a versão atual.
Selecione um esquema da caixa de lista.
Ao selecionar um esquema, as caixas de verificação e as fontes de luz são definidas em conformidade.
Ao marcar ou desmarcar uma combinação de caixas de verificação que não seja fornecida pelo esquema Realista ou Simples, cria um esquema Personalizado.
Marque Sombreado para utilizar o método Gouraud para processar a superfície, caso contrário é utilizado um método plano.
O método plano define uma cor e brilho para cada polígono. As extremidades são visíveis, mas não é possível visualizar gradientes e pontos de luz.
O método Gouraud aplica gradientes para proporcionar um aspeto mais suave e realista.
Marque a opção Contornos do objeto para desenhar linhas ao longo das extremidades.
Marque Arestas arredondadas para suavizar as margens das formas da caixa.
Define as fontes de luz para a vista 3D.
Clique em qualquer um dos oito botões para ativar ou desativar uma fonte de luz direcionada.
Por defeito, a segunda fonte de luz é ligada. É a primeira de sete fontes de luz "normais" e uniformes. A primeira fonte de luz projeta uma luz especular com destaques.
Para a fonte de luz selecionada, pode escolher posteriormente uma cor e uma intensidade na caixa de lista que se encontra abaixo dos oito botões. Os valores de brilho são adicionados, por isso recomenda-se a utilização de cores escuras se ativar várias luzes.
A pré-visualização existente neste separador contém dois cursores de deslocamento para definir a posição vertical e horizontal da fonte de luz selecionada. A fonte de luz aponta sempre para o centro do objeto.
O botão existente no canto da pré-visualização troca o modelo de iluminação interno entre uma esfera e um cubo.
Utilize a caixa de lista Luz ambiente para definir a luz ambiente que brilha com uma intensidade uniforme a partir de todas as direções.