Ajuda do Collabora Office 24.04
Para verificar os erros nas linhas do programa Basic, pode utilizar a execução passo a passo. Os erros são facilmente encontrados, dado que pode ver imediatamente o resultado de cada passo. Um apontador na coluna do ponto de interrupção do Editor indica a linha atual. Também pode definir um ponto de interrupção se pretender interromper o programa numa posição específica.
Clique duas vezes na coluna ponto de interrupção à esquerda da janela do editor para alternar um ponto de interrupção na linha correspondente. Quando o programa atinge um ponto de interrupção, a execução do programa é interrompida.
A execução passo a passo utilizando o ícone Passo a passo faz com que o programa se ramifique em procedimentos e funções.
A execução do passo de procedimento utilizando o ícone Ignorar processo faz com que o programa salte alguns procedimentos e funções como um passo único.
As propriedades de um ponto de interrupção estão disponíveis através do respetivo menu de contexto ao clicar com o botão direito do rato no ponto de interrupção na coluna do ponto de interrupção.
Pode ativar e desativar um ponto de interrupção selecionando Ativo no respetivo menu de contexto. Ao desativar um ponto de interrupção, não interrompe a execução do programa.
Selecione Propriedades no menu de contexto de um ponto de interrupção ou selecione Pontos de interrupção no menu de contexto da coluna do ponto de interrupção para invocar a caixa de diálogo Pontos de interrupção, na qual poderá especificar outras opções de pontos de interrupção.
A lista mostra todos os pontos de interrupção com o número da linha correspondente no código fonte. Pode ativar ou desativar um ponto de interrupção marcando ou desmarcando a caixa Ativo.
O número de passos especifica o número de vezes que um ponto de interrupção pode ser transferido antes do programa ser interrompido. Se introduzir 0 (padrão), o programa é interrompido assim que for encontrado um ponto de interrupção.
Clique em Eliminar para remover o ponto de interrupção do programa.
Pode monitorizar os valores de uma variável adicionando-a à janela Monitorização. Para adicionar uma variável à lista de variáveis monitorizadas, digite o nome da variável na caixa de texto Monitorização e prima Enter.
Os valores das variáveis só serão mostrados se fizerem parte do âmbito. As variáveis que não forem definidas na visualização da localização do código fonte mostram ("Out of Scope") em vez de um valor.
Também pode incluir matrizes na janela de Monitorização. Se introduzir o nome de uma variável de matriz sem um valor de índice na caixa de texto de Monitorização, é mostrado o conteúdo de toda a matriz.
Se colocar o rato sobre uma variável pré-definida no Editor durante o tempo de execução, o seu conteúdo será mostrado numa caixa emergente.
Disponibiliza um resumo da hierarquia de procedimentos e funções da chamada. Pode determinar que procedimentos e funções invocaram outros procedimentos e funções no ponto atual no código fonte.