Inserir caracteres especiais
Esta função permite que você insira caracteres especiais no texto, como marcas de seleção, caixas e símbolos telefônicos.
-
Para ver o conjunto de todos os caracteres, escolha .
-
No campo de seleção grande, faça um clique duplo no caractere desejado, que é inserido no documento atual.
-
Em qualquer campo de entrada de texto (tal como os campos de entrada na caixa de diálogo Localizar e substituir) você pode pressionar Shift+CommandCtrl+S para abrir a caixa de diálogo Caracteres especiais.
No momento, existem três maneiras de inserir letras com acentos diretamente do teclado.
Solaris: utilizar um teclado da Sun. Primeiro, pressione a tecla Compose à direita da barra de espaços, em seguida, insira o primeiro e o segundo modificadores.
Linux / NetBSD: uso de teclas mortas. Em uma janela xterm, pressione primeiro a tecla (´) ou (`). O caractere não deve aparecer na tela. Agora pressione uma letra, por exemplo, "e". Essa letra será acentuada: é ou è. Se isso não ocorrer, verifique se uma XkbdVariant "nodeadkeys" foi carregada no arquivo XF86Config e substitua-a. Talvez você também precise configurar a variável de ambiente SAL_NO_DEADKEYS, que desativa as teclas mortas.
Todos os sistemas Unix: (Alt Graph) como tecla "Compose" adicional. A tecla (Alt Graph) poderá funcionar no Collabora Office como a tecla Compose se você configurar a variável de ambiente SAL_ALTGR_COMPOSE. A tecla (Alt Graph) deve ativar um mode_switch; por isso, por exemplo, xmodmap -e "keysym Alt_R = Mode_switch" deve ser definido. Primeiro pressione (Alt Graph), depois o primeiro modificador e, em seguida, o segundo modificador. Os caracteres serão combinados conforme descrito no sistema Solaris no arquivo /usr/openwin/include/X11/Suncompose.h.