Aplicar assinaturas digitais

Obter um certificado

Consegue-se um certificado digital de uma Autoridade Certificadora. Não importa se sua escolha for por uma instituição governamental ou por uma empresa privada, mas é comum ser cobrado pelo serviço, por exemplo, quando elas atestam sua identidade. Poucas autoridades certificadoras emitem certificados sem custos, como o Open Source Project CAcert que é baseado em um modelo confiável de Rede de Confiança e cuja popularidade cresce dia a dia.

Gerenciar seus certificados

Nos sistemas Windows, o Collabora Office acessará o armazenamento de certificados do sistema

A sua chave privada de assinatura digital geralmente será gerada e armazenada com segurança pelo Windows como parte do processo de criação da assinatura. Uma vez que a autoridade emissora do certificado está convencida de que seu computador produziu a chave privada e você atendeu a todos os outros requisitos de identificação, a chave pública correspondente é assinada pela Autoridade de Certificação. Para chaves pessoais obtidas na Internet, a chave privada é gerada pelo seu navegador e não é compartilhada com a Autoridade de Certificação.

Se uma chave privada é recebida por outros meios ou se você a transferir de outro computador, você pode instalá-la no seu PC Windows clicando duas vezes no certificado da chave privada e fornecendo qualquer senha necessária. Esta chave privada pode ser conhecida por outras pessoas (como uma administração de segurança governamental ou organizacional) dependendo de como fora emitida para você.

As chaves públicas de outras pessoas usadas para verificar assinaturas digitais de documentos ou criptografar documentos apenas para seus olhos são geralmente armazenadas em seu sistema com aplicativos de gerenciamento de certificados digitais. Em alguns casos, você precisará gerenciar esses certificados de chave pública.

O gerenciamento geral de chaves públicas e privadas no seu PC irá variar dependendo da versão do Windows em que estiver operando. Para mais informações, use o tópico "Ajuda e Suporte" da versão do Windows e procure por "assinatura digital".

Assinar um documento

  1. Escolha Arquivo - Assinaturas digitais - Assinaturas digitais.

  2. Uma caixa de mensagens avisa para salvar o documento. Clique em Sim para salvar o arquivo.

  3. Depois de salvar, você verá a caixa de diálogo Assinaturas digitais. Clique em Adicionar para adicionar uma chave pública ao documento.

  4. Na caixa de diálogo Selecionar certificado, selecione o certificado desejado e clique em OK.

  5. Será exibida novamente a caixa de diálogo Assinaturas digitais, permitindo adicionar mais certificados, se desejar. Clique em OK para adicionar a chave pública ao arquivo salvo.

Um documento assinado mostrará o ícone Documento assinado na barra de status. Você pode clicar duas vezes no ícone na barra de status para exibir o certificado.

O resultado da validação da assinatura será exibida na barra de status e dentro da caixa de diálogo Assinaturas digitais. Várias assinaturas de documentos e macros podem existir dentro de um documento ODF. Se houver um problema com uma das assinaturas, então o resultado da validação desta assinatura será assumida para todas as assinaturas. Isto é, se houver dez assinaturas válidas e uma inválida, a barra de status e o campo de status da caixa de diálogo sinalizarão que a assinatura é inválida.

Assinar a macros dentro de um documento

Normalmente, as macros são parte de um documento. Se você assinar um documento, as macros contidas no documento serão assinadas automaticamente. Se desejar assinar apenas as macros, mas não o documento, proceda da seguinte maneira:

  1. Escolha Ferramentas – Macros – Assinatura digital.

  2. Aplique a assinatura como descrito acima para documentos.

Ao abrir o IDE do Basic que contém macros assinadas, você verá um ícone Ícone na barra de status.
Você pode clicar duas vezes no ícone na barra de status para exibir o certificado.

♥ Doe para nosso projeto! ♥