Ajuda do Collabora Office 24.04
A classificação e segurança de documentos é uma questão importante para instituições e governos.
As informações são trocadas entre usuários e organizações que colaboram para alcançar uma meta de negócios. Quando se trata de informação sensível, presume-se que as partes terão acordadas quais as informações que são sensíveis e como essas informações serão identificadas e tratadas. Qualquer destinatário de um recurso dependerá do fornecedor da informação em seguir os procedimentos acordados na identificação da sensibilidade da informação.
O Collabora Office fornece meios padronizados para que tal informação de sensibilidade seja expressa e possa ser usada entre as partes se forem implementados sistemas interoperáveis. A suíte fornece um conjunto de “campos" padrão que podem ser usados para armazenar informações de sensibilidade. A priori, não se define o que o conteúdo desses "campos" deve ser. Esta abordagem é uma melhoria sobre a única alternativa que existe no momento, que é para o fornecedor usar um meio arbitrário de forma a expressar a sensibilidade que, eventualmente, pode não ser útil para um destinatário.
Embora este padrão tenha sido desenvolvido com a intenção de ser aplicável em qualquer domínio de atividade, o Collabora Office manteve a nomenclatura e as categorias da indústria aeroespacial e de defesa, nas quais a marcação de sensibilidade resulta em políticas de segurança nacional, controle de exportação e propriedade intelectual.
O Collabora Office implementou os padrões abertos produzidos pelo consórcio TSCP (Transglobal Secure Collaboration Participation, Inc.) independente de qualquer fabricante específico. Dois destes padrões chamam atenção pelo alto grau de relevância:
A Estrutura de Autenticação de Negócio (BAF), acrônimo de Business Authentication Framework, especifica como descrever a política existente, a qual provavelmente deve estar definida em algum regulamento interno, em um formato que seja entendido por um computador.
O esquema de identificação e rotulagem de autorização de negócio (BAILS) define como referenciar a política BAF em um documento. O conceito do BAILS é tão genérico que pode ser aplicado a qualquer formato que ofereça suporte a propriedades personalizadas pelo usuário em um documento.
As categorias padrão BAF para o Collabora Office estão listadas abaixo.
Somente a categoria "Propriedades Intelectuais" modificará o leiaute do documento com uma marca d’água, campos no cabeçalho e rodapé e uma barra de informações na parte superior da área do documento. Cada item inserido no documento é controlado pelo arquivo de configuração de classificação.
Propriedade intelectual é um termo genérico para a natureza do conteúdo do documento. Selecione esta categoria para classificação de documentos de uso geral.
Selecione a categoria deste documento para o tipo de política de segurança nacional. A categoria selecionada é salva com o documento como metadados BAILS nas propriedades do arquivo e nenhuma modificação é realizada no leiaute do documento ou na interface do usuário.
Selecione a categoria deste documento para o tipo de política de controle de exportação. A categoria selecionada é salva com o documento como metadados BAILS nas propriedades do arquivo e nenhuma modificação é realizada no leiaute do documento ou na interface do usuário.
Consulte a política de segurança da informação de sua organização e os agentes de segurança da informação para obter orientação na classificação de documentos.
Collabora Office fornece níveis padrão de classificação de documentos (BAILS) mostrados abaixo, dispostos em ordem crescente do nível de sensibilidade do negócio:
Pública: A informação que não causa impactos à instituição, se tornada pública.
Corporativo: impacto reduzido. A informação divulgada causa impacto nos negócios, levando a alguns embaraços ou danos menores à imagem da marca.
Confidencial: impacto moderado. A informação divulgada causa danos à marca, cobertura midiática negativa, ou perda de receita.
Restrito: grandes prejuízos. A informação divulgada causa propaganda negativa a nível nacional, ações judiciais, multas, ou danos de longo prazo à marca.
O Collabora Office permite personalização dos níveis de classificação de seu negócio. Para personalizar o número e o nome dos níveis, copie o arquivo example.xml localizado em numa pasta local e edite seu conteúdo.
Utilize como exemplo o arquivo do Collabora Office com a sua localidade (idioma).
Salve o arquivo e faça as alterações adequadas no caminho da classificação acima para acessar o arquivo.
O administrador do sistema pode colocar o arquivo em uma pasta na rede e fazer com que todos os usuários acessem a mesma taxonomia.
Para evitar uma violação na política de segurança, não será permitida a cópia de conteúdo com alto nível de classificação da área de transferência para documento com nível de classificação menos restrito. O Collabora Office exibirá uma mensagem de aviso sempre que identificar que o conteúdo da área de transferência tem classificação de segurança mais restrita do que o documento de destino.