Ajuda do Collabora Office 24.04
Se você inserir uma caixa de combinação em um documento, um Assistente será iniciado automaticamente. Esse Assistente lhe permitirá especificar interativamente quais informações são mostradas.
Você pode usar o ícone Ativar/Desativar Assistentes para impedir que o assistente seja iniciado automaticamente.
Os Assistentes para caixas de combinação e caixas de listagem diferem entre si em sua etapa final. Isso ocorre devido à natureza dos campos de controle:
Caixas de Listagem
No caso de uma caixa de lista, o usuário seleciona uma das entradas da lista. Essas entradas são salvas em uma tabela do banco de dados e não podem ser modificadas através da caixa de lista.
Como regra geral, a tabela de bancos de dados que contém as entradas da lista visíveis no formulário não é a tabela em que o formulário se baseia. As caixas de listagem em um formulário trabalham usando referências, ou seja, as referências às entradas da lista visíveis estão localizadas na tabela de formulários (tabela de valores) e também são inseridas assim na tabela de valores quando o usuário seleciona uma entrada da lista e a salva. Por meio de valores de referência, as caixas de listagem podem exibir dados de uma tabela vinculada à tabela de formulários atual. Assim, o Assistente de Caixas de Listagem permite a vinculação de duas tabelas de um banco de dados, de forma que o campo de controle possa exibir uma lista detalhada de um campo de banco de dados que esteja localizada em uma tabela diferente daquela a que o formulário se refere.
Em outras tabelas, o campo solicitado será procurado por nomes de campo (Fonte de Controle) e, em seguida, os campos serão completados de acordo. Se o nome do campo não for encontrado, a lista permanecerá vazia. Quando os campos de listagem conterem colunas vinculadas, a primeira coluna da outra tabela será usada sem que haja necessidade de uma consulta.
Se, por exemplo, uma tabela de artigos contém o número de um fornecedor, a caixa de lista poderá usar o vínculo "Número do fornecedor" para exibir o nome do fornecedor da tabela de fornecedores. Na página Link do campo, o Assistente lhe perguntará sobre todas as configurações necessárias para esse vínculo.
Caixas de Combinação
No caso de caixas de combinação, os usuários podem selecionar uma entrada da lista ou inserir o texto. As entradas, oferecidas como uma lista onde os usuários fazem seleções, podem se originar de qualquer tabela do banco de dados. Só é possível salvar as entradas selecionadas ou inseridas por usuários no formulário, ou então em um banco de dados. Se forem salvas em um banco de dados, as entradas serão gravadas na tabela do banco de dados que serve de base para o formulário.
Caixas de combinação podem exibir os dados de qualquer tabela. Não é necessário um vínculo direto entre a tabela de formulário atual e a tabela cujos valores serão exibidos na caixa de combinação (tabela de listagem). Caixas de combinação não trabalham com referências. Se o usuário inserir ou selecionar um valor e o salvar, o valor real exibido será inserido na tabela de formulário. Como não há nenhum vínculo entre a tabela de formulário e a tabela de listagem, a tabela Link de Campo não será exibida aqui.
No caso de uma caixa de lista, selecione as entradas na lista, as quais são salvas na tabela de listas. No caso de uma caixa de combinação, é possível incluir um texto adicional que pode ser gravado na tabela do banco de dados atual do formulário (tabela de valores) e armazenado ali conforme desejado. Para essa função, o Assistente de Caixas de Combinação oferece a página Processamento de dados (última página), ao passo que nas caixas de listagem essa página não existe. Nessa página, você pode inserir como e quando o texto inserido deverá ser salvo na tabela de valores.