Inserir caracteres especiais
Esta função permite fazer a inserção de caracteres especiais, tais como marcas de verificação, caixas e símbolos de telefone no texto.
-
To view a repertoire of all characters, choose .
-
In the large selection field double-click on the desired character, which is inserted in the current document.
-
Em qualquer campo de entrada de texto (tal como é o caso dos campos de entrada na caixa de diálogo Localizar e substituir) é possível premir Shift+ComandoCtrl+S para abrir a caixa de diálogo Caracteres especiais.
Atualmente, existem três formas de introdução de letras acentuadas diretamente a partir do teclado.
Solaris: utilizar um teclado Sun. Em primeiro lugar, prima a tecla Compose, à direita da barra de espaços, e em seguida, introduza o primeiro e segundo modificadores.
Linux / NetBSD: utilizar as teclas "dead-keys". Numa janela externa, primeiro prima a tecla (´) ou (`). O carácter não deverá aparecer no ecrã. Agora, prima uma letra, tal como "e". É atribuído ao "e" um acento, é ou è. Caso contrário, verifique no ficheiro XF86Config se foi carregada uma XkbdVariant "nodeadkeys" e substitua-a. Também pode ter definido a variável de ambiente SAL_NO_DEADKEYS, que desativa as "dead-keys".
Todos os sistemas Unix: (Alt Graph) como tecla de combinação adicional. A tecla (Alt Graph) pode funcionar no Collabora Office como tecla de combinação, se definir a variável de ambiente SAL_ALTGR_COMPOSE. A tecla (Alt Graph) terá de acionar um mode_switch, pelo que, por exemplo, xmodmap -e "keysym Alt_R = Mode_switch" terá de estar definido. Primeiro, prima (Alt Graph), depois o primeiro modificador e depois o segundo modificador. Os caracteres são combinados como descrito num sistema Solaris no ficheiro /usr/openwin/include/X11/Suncompose.h.