Ajuda do Collabora Office 24.04
Para verificar erros em cada linha no programa Basic, você pode usar a execução passo a passo. É fácil rastrear erros, já que você pode ver imediatamente o resultado de cada passo. Um ponteiro na coluna de ponto de interrupção do Editor indica a linha atual. Você também pode definir um ponto de interrupção para forçar a interrupção do programa em uma posição específica.
Clique duas vezes na coluna ponto de interrupção à esquerda na janela do Editor para alternar um ponto de interrupção na linha correspondente. Quando o programa alcança um ponto de interrupção, a execução do programa é interrompida.
A execução em passo a passo usando o ícone Passo único faz com que o programa ramifique-se por funções e procedimentos.
A execução passo a passo do procedimento que usa o ícone Passo do procedimento faz com que o programa passe por procedimentos e funções como um único passo.
As propriedades de um ponto de interrupção estão disponíveis no menu de contexto ao clicar com o botão da direita no ponto de interrupção na coluna correspondente.
Para ativar e desativar um ponto de interrupção, selecione Ativar no menu de contexto. Quando um ponto de interrupção é desativado, ele não interrompe a execução do programa.
Selecione Propriedades no menu de contexto de um ponto de interrupção ou selecione Pontos de interrupção no menu de contexto da coluna do ponto para chamar a caixa de diálogo Pontos de interrupção, para você pode especificar outras opções do pontos de interrupção.
A lista exibe todos os pontos de interrupção com a linha correspondente no código fonte. Você pode ativar ou desativar um ponto de interrupção selecionado selecionando ou limpando a caixa Ativo.
A Contagem passagem especifica o número passagens pelo ponto de interrupção antes que o programa seja interrompido. Se você digitar 0 (configuração padrão), o programa sempre será interrompido logo que um ponto de interrupção é encontrado.
Clique em Excluir para remover o ponto de interrupção do programa.
Para monitorar os valores de uma variável, adicione-a à janela Inspecionar. Para adicionar uma variável à lista de variáveis inspecionadas, digite o nome da variável na caixa de texto Inspecionar e pressione Enter.
Os valores de variáveis só serão exibidos se fizerem parte do escopo. Variáveis não definidas na localização do código-fonte atual exibem «fora de escopo» (Out of Scope) em vez de um valor.
Também é possível incluir matrizes na janela Inspecionar. Se você digitar o nome de uma variável de matriz sem um valor de índice na caixa de texto Inspecionar, o conteúdo da matriz inteira será exibido.
Se você deixar o mouse sobre uma variável predefinida no Editor durante o tempo de execução, o conteúdo da variável será exibido em uma caixa pop-up.
Fornece uma visão geral da hierarquia de chamadas de procedimentos e funções. Você pode determinar quais procedimentos e funções chamaram quais outros procedimentos e funções no ponto atual do código fonte.